Com o fim do inverno e o verão se aproximando à medida que o ano acaba, muitas pessoas já começam a planejar algumas viagens de férias em dezembro e janeiro. Aproveitando que a pandemia reduziu o ritmo e que a vacinação está avançada, é até possível imaginar que poderemos ter um fim de ano mais ou menos normal (se as coisas continuarem a melhorar, claro). Por isso, dentro desse contexto, é importante considerar se vale a pena alugar um carro viajando.
Atualmente, as empresas de aluguel de automóveis contam com modelos muito interessantes e vantajosos para os usuários. A vasta maioria deles são 0 km ou, quando muito, são carros seminovos, com menos de 3 anos de uso dentro do contexto do aluguel, claro. Considerando alguns pontos básicos, como preço e disponibilidade, pode ser interessante alugá-los. Mas também pode haver pontos negativos no negócio.
Quer aprender se vale a pena alugar um carro viajando? Então continue a leitura do artigo abaixo!
Vale a pena alugar um carro viajando: prós e contras
Para entender se vale a pena alugar um carro viajando, precisamos considerar os prós e contras dessa opção. Isso nos ajudará a compreender em qual contexto é mais vantajoso alugar um carro e em qual não é tão benéfico assim.
Para começar, vejamos os prós de alugar um automóvel em viagem. O primeiro benefício dessa ação é ter um carro novo ou seminovo, com tecnologia mais moderna, disponível para você. Considerando que a frota média no Brasil tem 10 anos, isso significa que um carro alugado é consideravelmente mais novo do que o seu automóvel, o que faz muita diferença ao dirigir.
Em segundo lugar, vale notar que alugar um carro na viagem permite poupar o seu automóvel desse evento. Se você for rodar bastante com o veículo, isso é especialmente importante pois evitará que o seu carro acumule essa quilometragem acima da média e se desvalorize por isso.
Além disso, o carro alugado está sempre com a revisão feita e com todos os cuidados tomados, enquanto o seu veículo pode precisar de alterações, o que encarece a viagem (em alguns casos, o preço da revisão pode ficar mais alto do que o do aluguel do veículo).
Para finalizar, um dos benefícios de alugar um carro é poder contar com a possibilidade de pegar o veículo certo para a sua viagem. Precisa de muito espaço interno? Existe um carro para isso. Precisa de um bom bagageiro? Existe opção. Não importa a sua necessidade, dá para encontrar o veículo certo para você.
Já em relação aos contras, começamos com o ponto óbvio que é o fato de que alugar um carro custa dinheiro. Existem dois principais modelos de faturamento de locadoras de automóveis, sendo o primeiro o aluguel por dias e o segundo a opção por quilômetros rodados (além de um misto entre as duas). Seja como for, você precisará desembolsar um bom valor para ter o veículo.
Em segundo lugar, o automóvel é de sua responsabilidade durante a viagem. Ainda que exista a possibilidade de fazer um seguro, você precisará se responsabilizar por encher o tanque de gasolina com tudo que foi consumido, manter o carro em boas condições e pode ter de arcar com problemas como arranhões, pneus furados e mais. Ou seja, é um custo maior que pode aparecer.

Conclusão: vale a pena alugar um carro viajando ou não?
Agora que vimos os prós e contras, podemos concluir que sim, vale a pena alugar um carro viajando, mas apenas se você colocou esse gasto no seu orçamento. Afinal de contas, o aluguel de um veículo é caro. É verdade que ele protege o seu próprio automóvel do desgaste e tem várias outras vantagens, mas é fato também que você precisa ter o espaço no orçamento para ele e até uns 30 ou 40% para imprevistos que possam ocorrer.
Se você tiver esse cálculo e juntar o dinheiro, então alugar o carro é a sua melhor opção. Sem dúvidas. Já se não tiver, a melhor alternativa é usar o seu próprio automóvel e evitar gastar com o aluguel. Isso vale, inclusive, se o seu veículo precisar trocar alguma peça. Afinal de contas, eventualmente você precisará dessa troca mesmo, então o melhor a fazer é realizá-la agora, durante a viagem, e não quando você voltar.
Pronto! Como você viu, a resposta se vale a pena alugar um carro viajando ou não depende de cada contexto e cada viagem. Na grande maioria das vezes, sim, vale a pena fechar esse tipo de negócio, já que traz mais vantagens do que pontos negativos. No entanto, é importante considerar e ver se, no seu caso, essa é uma opção positiva ou não.
Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto e conte se você já teve alguma experiência positiva ou negativa alugando um automóvel!
O conteúdo Vale a pena alugar um carro viajando? aparece primeiro em Toplus.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.