Quando falamos sobre ser autoridade no mercado, há empresas que dão aulas!
O clima organizacional, conceito utilizado para representar os valores, atitudes esperadas e forma de comunicação de uma empresa, geralmente parte do ponto de vista dos funcionários. De forma simplificada, podemos dizer que se trata da forma como os colaboradores percebem e experienciam o ambiente que os cerca.
Como se pode imaginar, é esperado que o clima organizacional da empresa suscite não apenas sentimentos de satisfação e pertencimento, mas bem-estar, tranquilidade e tolerância. Não é desejável, por inúmeras razões, que os funcionários se sintam acuados, desrespeitados ou deslocados.
A primeira razão para isso, claro, está no fato de que o material humano é sempre o mais importante. Pessoas que se sentem invalidadas ou ignoradas no local onde passam boa parte do dia e onde devem produzir, criar e gerar diálogos, tendem a adoecer, passar por sofrimento mental ou desenvolver quadros de estresse.
As companhias devem prezar, antes de tudo, pela saúde física e mental de seus funcionários. Do contrário, independente do quanto são capazes de gerar – financeiramente falando -, elas ainda terão falhado na sua missão.
A segunda razão para buscar a valorização do funcionário está no fato de que isso dialoga diretamente com a autoridade da empresa perante o mercado, além de influenciar na produtividade individual e coletiva. Por razões óbvias, pessoas felizes têm mais potencial de realização e dão mais vazão à sua criatividade.
Temos, felizmente, empresas que são exemplos quando falamos sobre cultura organizacional. Falaremos sobre 3 delas a seguir!
Cultura organizacional: 3 empresas para se inspirar
A primeira é a Netflix, essa gigante do streaming. A cultura da empresa é valorizar a autonomia do funcionário, que é visto como uma pessoa capaz de tomar as suas próprias decisões e assumir as suas responsabilidades de maneira madura e inteligente.
Isso acontece por meio de algumas atitudes específicas. A primeira é que o funcionário não recebe “o caminho das pedras”, mas é instruído sobre metas, tarefas e a necessidade de executar funções. A partir daí, ele é livre para criar dentro da sua especialidade.
Isso não significa que as pessoas fazem “aquilo que elas querem”, mas sim que possuem liberdade para tomar decisões e caminhos – desde que se responsabilizem por eles.
A companhia, além disso, faz avaliações de performance frequentes, estimula a troca de feedbacks e investe pesado no oferecimento de benefícios corporativos.
Outra empresa gigante, e não por acaso. Além de oferecer salários competitivos e espaços de trabalho criativos – há relatos de gincanas, eventos, encontros e happy hours divertidos, dados aos funcionários como forma de demonstrar apreço e diminuir o estresse -, a empresa trabalha meticulosamente na sua cultura organizacional.
Os processos seletivos sempre dialogam com as mudanças do mercado. Na prática, isso faz com que as pessoas que entram na empresa estejam alinhadas a novas percepções de mundo, venham de locais diferentes ou tenham backgrounds educacionais distintos.
Não é preciso dizer que tudo isso é responsável pelo aumento da diversidade e dos pontos de vista, o que sem dúvidas colabora para que a empresa encontre soluções criativas para problemas de múltiplas ordens.
A empresa valoriza a transparência no relacionamento com seus colaboradores, oferece feedbacks com frequência e também se preocupa em oferecer benefícios corporativos diferenciados.
Apple
A cultura organizacional da Apple baseia-se na criação e fortalecimento de líderes. Se estudarmos um pouco a história da maçã, perceberemos que o seu fundador, Steve Jobs, tem muito a nos ensinar sobre conduzir uma empresa – mesmo em períodos de adversidade intensa.
Quando apostamos na capacidade de liderança de pessoas qualificadas e damos a elas a chance de provar a que vieram, fazemos uma aposta alta. Se acertamos – e é possível fazer isso por meio de um bom processo de recrutamento e seleção -, os resultados são impressionantes.
Líderes excepcionais conduzem equipes excepcionais. Se alguém não está conseguindo acompanhar, eles se aproximam, auxiliam e ajudam o indivíduo em questão a crescer. É assim que a empresa vai adiante.
A confiança, assim como a preocupação com o outro, também são pilares da Apple, que se esforça para criar um ambiente onde as vozes sejam ouvidas e os profissionais, sempre de alto calibre, tenham possibilidade de dialogar uns com os outros.
Por fim, como não poderia deixar de ser, a Apple também oferece vantagens corporativas significativas aos seus funcionários. Como podemos ver, é uma via de mão dupla: quem cuida do colaborador recebe dele tudo o que precisa e gostaria.
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