img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Bruxismo e seu impacto na qualidade de vida

O bruxismo é uma condição parafuncional (que não possui finalidade natural específica) e consiste no hábito de tencionar os dentes, de forma inconsciente, durante as situações de alto estresse e durante o sono.

Existem dois tipos de bruxismo: o noturno e o diurno. Quando o paciente desenvolve o bruxismo noturno, ele passa a apertar e ranger os dentes enquanto dorme. 

Essa é uma ação involuntária e pode acontecer, também, durante o dia – recebendo o nome de briquismo.

Já o bruxismo diurno, é o nome dado à condição que faz com que o paciente pressione as arcadas dentárias em uma mordida rígida, enquanto se está acordado. Esta situação tem a mesma natureza intuitiva e muitas vezes nem é percebida por quem o faz.

Estima-se que ao menos 30% da população mundial sofra com essa condição, que pode afetar crianças e adultos de todos os gêneros.

Se não tratado adequadamente, esse costume pode prejudicar severamente a saúde dos dentes e causar grande desconforto para o paciente.

Por isso, o uso de um convenio odontologico para MEI pode ser fundamental para realizar a intervenção profissional necessária.

Principais causas

O bruxismo é classificado, principalmente, como primário ou secundário. Sendo que o bruxismo primário não tem um motivo determinado para o seu surgimento, e o secundário acontece em decorrência de doenças e o uso de medicamentos ou drogas.

No entanto, ainda hoje não se tem certeza de quais são as causas exatas para essa condição. 

Apesar disso, algumas características em comum nos pacientes indicam que ela pode estar relacionada com:

  • Altos níveis de estresse e problemas emocionais;
  • Herança genética;
  • Qualidade do sono;
  • Efeitos colaterais de alguns remédios antidepressivos;
  • Hábitos alimentares.

Impactos na saúde

Justamente por se tratar de uma ação inconsciente, o paciente pode demorar muito tempo até perceber os sintomas. Isso faz com que os danos à saúde no geral e a integridade dental sejam ainda mais severos.

Neste caso, o acompanhamento frequente com um dentista qualificado – que pode ser disponibilizado por um plano odontologico para CNPJ – é essencial para possibilitar a identificação do problema e iniciar o tratamento.

Os principais sintomas do bruxismo incluem:

  • Dores na articulação mandibular ao acordar;
  • Sensação de cansaço nos músculos faciais ao mastigar;
  • Estalos ao abrir a boca;
  • Desenvolvimento de sensibilidade dental;
  • Aparecimento de quebras e trincos nos dentes, sem motivo aparente;
  • Mobilidade dental.

Em casos muito severos, a mobilidade dental pode causar a perda completa do dente e até atrapalhar o desenvolvimento do tratamento ortodôntico. Assim, a utilização dos benefícios de um plano odonto empresarial, para realizar o diagnóstico apropriado é fundamental.

O bruxismo noturno também é responsável por interferir na qualidade do sono, fazendo com que o paciente fique mais sonolento e cansado durante o dia. Isso atrapalha a concentração, a produtividade e a capacidade de aprendizado.

Bruxismo e seu impacto na qualidade de vida

Tratamento

É necessário procurar o dentista sempre que o paciente notar algum desses problemas, ou quando os pais e colegas de quarto perceberem o barulho do ranger dos dentes.

Deste modo, com o uso de um plano dental para MEI, o dentista poderá fazer o exame clínico e o diagnóstico.

O tratamento consiste primeiro na identificação da origem do problema – por meio da análise do histórico médico e nos tipos de remédios utilizados pelo paciente –, em seguida na prevenção dos riscos e, por último, no tratamento dos danos já adquiridos.

Deste modo, o dentista irá confeccionar uma placa estabilizadora que se parece com um aparelho móvel. Esse acessório é encaixado nos dentes para impedir que a arcada superior entre em contato com a inferior, causando o atrito.

Em algumas situações mais severas, o dentista pode precisar remover o aparelho ortodôntico para a realização do tratamento dessa condição, para só quando a situação estiver estabilizada poder retomar os cuidados.

Formas de prevenção

Como a medicina ainda não encontrou uma cura para o bruxismo, é necessário agir para amenizar os efeitos e tentar impedir os hábitos que possam estar sendo gatilhos para essa condição.

Por isso, muitas vezes é recomendado a realização de exercícios fisioterápicos, a prática de atividades que ajudam a diminuir o estresse e promovem o relaxamento, o uso de medicamentos calmantes e até a procura por acompanhamento psicológico.

O paciente pode precisar, com a ajuda de um profissional especialista, trocar os medicamentos ou até realizar a aplicação da toxina botulínica (Botox) nos músculos responsáveis pela mastigação.

Contudo, esse último tratamento ainda está sendo observado para garantir a plena eficácia. Por isso, é preciso conversar com um dentista de confiança – que pode ser acessado por meio do plano odonto PME – para determinar sua aplicabilidade.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

O conteúdo Bruxismo e seu impacto na qualidade de vida aparece primeiro em Toplus.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

5 Dicas para Ter uma Boa Noite de Sono

Após um dia cansativo de trabalho, tendo que dar conta das atividades do seu eu oficio, junto a outras responsabilidades pessoais, o que o i...